Hoje estou aqui para falar um pouco a respeito do maior sambista de morro que o nosso Brasil já conheceu - Agenor de Oliveira, mais conhecido como CARTOLA.
Nascido no bairro do Catete no Rio de Janeiro, Cartola desde criança ja demosntrava intimidade com a música, aprendeu a tocar violão e cavaquinho com o pai ainda quando era criança.
Devido às dificuldades financeiras da época, sua família foi obrigada a se mudar para o morro de Mangueira, onde estava começando a se formar uma pequena favela. A partir dai é que surgiu um dos maiores nomes da nossa música brasileira.
Ainda com 15 anos, em mangueira, conheceu Carlos Cachaça e, desde então surgiu uma parceria que durou quase 50 anos.
Cartola conheceu cedo a bohemia e a malandragem carioca e em 1928 fundou junto com alguns amigos de morro o Bloco dos Arengueiros que posteriormente veio a se chamar Estação Primeira de Mangueira.
Uma curiosidade muito interessante esta relacionada com as cores da escola (Verde e Rosa). Cartola foi quem escolheu as cores com a finalidade de homenagear seu time do coração o Fluminense.
Um outro ponto interessante também é em relação ao apelido Cartola. Quando ainda era jovem, Cartola trabalhou como servente de obra e, com a finalidade de se proteger do cimento que vinha de cima o mesmo utilizava uma espécie de chapéu-coco na cabeça. Dessa forma foi batizado por seus amigos de trabalho como Cartola.
Na minha simples opinião esse é um dos maiores nomes que o nosso samba já teve e até hoje não apareceu ninguém para substituí-lo.
Depois de quase uma vida inteira, aos 66 anos Cartola gravou seu primeiro trabalho, podendo mostrar a todos a qualidade do som que vem do morro.
Por fim, aos 72 anos Cartola mudou-se de Mangueira e foi morar em Jacarepagua onde viveu até o último dia de sua vida.
Minha intenção de escrever sobre Cartola não é a de contar a história da vida dele, do morro, mas sim ressaltar a todos do quanto ele foi importante para a nossa Música Popular Brasileira.
Salve Mangueira, Salve Cartola, Salve nossa Música Popular Brasileira...
Recomendo mais do que qualquer outro a todos os amigos apreciadores da boa música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário